20/04/2012

Não deixem a língua portuguesa morrer


Sempre estudei em escola pública, incluindo uma faculdade, e apesar de ter sofrido bastante com a qualidade de ensino e diversas greves, principalmente no ensino médio, me orgulho de ter fixado lições e ainda hoje me lembrar de coisas que meus professores me ensinaram.

Não escrevo bem e nem almejo ser escritora, simplesmente uso o blog pra expressar minhas opniões, mas acho que devemos ter um mínimo de preocupação em escrever de uma forma correta, afinal, é assim que nos fazemos entender.

Quando vejo o que essa juventude escreve por aí hoje em dia, fico cada vez mais triste por perceber que o ensino brasileiro está cada vez pior. Principalmente no que diz respeito a língua escrita, percebe-se que cada dia o jovem lê menos, por isso escreve tão errado. 

Mas e aí que eu me deparo, nesse universo bloguístico no qual sou viciada e se pudesse ficaria lendo blogs e blogs sem fim, com uma safra de jovens leitores e consequentemente, escritores e que não só exercitam isso de forma clara e correta como também escrevem muito bem. Isso me deixa orgulhosa e me faz ainda ter esperanças no futuro.

Essa é a minha homenagem a esses jovens que não só escrevem corretamente mas escrevem bem, futuros escritores, poetas ou simplesmente entusiastas da boa escrita: Meus parabéns!

2 comentários:

  1. Também me incomoda muitíssimo ver como algumas (muitas!) pessoas escrevem. Não sei se a culpa é só do ensino brasileiro, embora acredito que boa parte esteja na mão deles mesmo. Mas o que vejo é que os jovens lêem e escrevem cada vez menos. Alguém me disse que é o contrário, que eles lêem e escrevem cada vez mais por causa da Internet. Mas a imensa maioria do que eles lêem e escrevem é de péssima qualidade. Se eles passassem seu tempo online lendo bons sites, e-books ou algo do gênero, aí sim! Mas acredito que passam a maior parte do tempo nas redes sociais - onde é difícil filtrar bom conteúdo - e jogando, é claro. Acho que a tecnologia tem um certo grau de responsabilidade também. É muito entretenimento, os livros e revistas ficaram de lado.

    ResponderExcluir
  2. Resultado disso é a vergonha que está o sistema da educação no país. Os jovens chegam ao segundo grau sem saber ler e escrever...

    ResponderExcluir