26/09/2008

A profecia

O título do último post foi como um profecia e a Ana tomou um belo de um susto.
Sábado nublado, eu com preguiça mas ao mesmo tempo com muita vontade de correr. Levei cano da colega corredora e resolvi sair p/ fazer os 12km quando o relógio marcava 10h. Mas tudo bem, o dia estava fresco e sem sol.
O percurso que eu havia planejado era ir e voltar 2 vezes por uma avenida, praticamente plana, de 3km. Pois bem, lembro me que já na última volta, olhei p/ o relógio e este marcava 1h... pensei comigo, devo estar nos 10km... vou conseguir... eba!!!
5 minutos depois... tudo mudou.
Acelerei um pouco, mas juro... foi só um pouquinho mesmo... numa descida, e senti um mal estar... olhei para o relógio e o meu coração batia a assustadores 209 bpm... (lembro-me somente de uma vez na vida ter visto meu coração ultrapassar os 200... mas isso foi durante um sprint numa corrida de ciclismo, e eu tinha pouco mais de 20 anos... isto é... meu coração podia bater mais e eu estava fazendo um puta de um esforço).
Diminui o ritmo, mas não parei, porém o coração continuou acelerado... resolvi caminhar. Com medo de desmaiar e ficar ali jogada na calçada não parei, e continue a caminhar. O coração baixou um pouco, mas continuava alto p/ uma simples caminhada... 170, 160... (quando caminho meu coração não chega a 100).
Comecei a ficar assustada e rezar para que eu chegasse logo no trecho mais comercial da avenida, onde o movimento era maior e caso algo acontecesse ou precisasse de ajuda seria mais fácil conseguir. E pensei que ia voltar a correr assim que meu coração voltasse ao normal. Mas ele se manteve nesse ritmo acelerado e eu caminhava cada vez mais devagar. Caminhei por cerca de 30 min. Parecia que ele tinha travado naquele ritmo alto... até umas pancadas no peito eu dei p/ ver se a coisa destravava, rs.
É agora eu brinco e dou risada, mas confesso que fiquei bem preocupada.
A uns 500 metros da minha casa, eu caminhando e de repente sinto o coração acelerar novamente. Olho o freqüencímetro e ... 180, 185... imediatamente me sentei e só sai dali quando os batimentos estavam em torno de 90. Cheguei em casa e pedi ao meu marido que me levasse ao hospital. Este todo preocupado, prontamente me levou, mas não antes de ouvir um sermão por não ter levado o celular e tals... como uma criança, só ouvi. Afinal, ele tinha razão. Nessas horas o celular é extremamente útil.
No hospital, mais calma um pouco, mediram pressão (normal), pulso (80 bpm) e um eletro. Tudo dentro da normalidade. Porém o médico me proibiu de correr antes de passar por uma consulta c/ o cardiologista.
Meu marido sempre me achou ligada no 440 V, e resolveu relatar ao médico minhas atividades:
- Dr. , ela corre quase todo dia, anda 50km de bike... ninguém segura essa mulher.
E o médico, que devido ao exagero do narrador, deve ter imaginado que eu esteja treinando p/ uma olimpíada (mal sabe ele que corro a 6min/km... algo bem longe de se atingir índice olímpico):
- Você tem que fazer exercício p/ seu bem estar, pela saúde, p/ manter a forma... não adianta querer ser uma atleta... afinal a idade vem chegando. (me senti uma idosa, isso aos 30 anos, rs).

Bem, brincadeiras a parte... estou de castigo. Minha consulta c/ o cardiologista é só dia 3/10. Apesar de não ter sentido mais nada, acho que com saúde não se brinca. (e também é praticamente impossível vencer a guarda do meu marido e conseguir dar uma fugidinha p/ correr). O que me deixou mais triste foi ter que adiar a minha estréia nas corridas de 10km, que aconteceria neste domingo, na 3ª Etapa do Circuito das Estações Adidas.
Mas bem, sei que não me faltarão oportunidades.
E isso me serviu p/ mostrar a importância de ouvirmos nosso corpo e nunca exagerar.
Isso foi um relato enorme hein... rs... BOAS CORRIDAS!!!

7 comentários:

  1. Ana! Que louca! Rs. Faça mesmo os seus exames rotineiros, principalmente o ergoespirométrico! Bons treinos e não vamso exagerar! Rs. Eu é quem o diga! Rs. Bjs.

    ResponderExcluir
  2. Você sentiu realmente seu batimento cardíaco aumentar ou, foi somente o monitor cardíaco que acusou??.
    Qual monitor vc usa???

    Se foi só o monitor que acusou, pode ser bateria fraca que dá estes picos.

    De qualquer maneira, é sempre bom ficar de olho.

    Rui Carlos

    ResponderExcluir
  3. Rui, eu senti mesmo meu batimento aumentar... parecia q minha veia carotida ia saltar do pescoço... mas Graças a Deus estou bem, só to de castigo sem treinar desde então...

    ResponderExcluir
  4. Amiga Ana que bom que vc relatou o que aconteceu com vc no seu blog, isso vai ALERTAR muitos corredores por aí que pensam que sair por aí correndo é fácil, graças a DEUS nada lhe aconteceu, pois é amiga já fiquei sabendo através de amigos que teve corredor que pensava que estava com a saúde boa e na corrida teve um infarto e veio a falecer, isto é uma pena que tenha acontecido a muitos corredores. Uma vez também estava correndo com monitor e de repente reparei que os meus batimentos estavam a mais de 250 eu levei um susto e reduzi a velocidade, mais ainda bem que não senti nada era a bateria do relógio que estava acabando. Bom amiga sei que é ruim ficar PARADA por uns bons tempos, o seu marido e o seu médico estão certos ouça eles e como vc mesmo disse no seu relato QUE COM SAÚDE NÃO SE BRINCA e é isto mesmo amiga olha mais uma vez CORRIDAS teremos um montão para corrermos mais a sua saúde é uma só e lembre-se tem muita gente que gosta de vc e quer ver vc bem.
    Espero que nos seus próximos exames não de nada e vou ficar na torcida por vc.
    Amiga mesmo lhe conhecendo ainda virtualmente quero compartilhar com vc este momento que o meu blog está passando, pois é faz 1 ano que ele foi feito e gostaria que vc compartilhasse também este momento.
    Que Deus te abençoe amiga.
    Bom domingo

    JORGE CERQUEIRA
    www.jmaratona.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Ana que ótima descisão...

    E agora como estão as coisas ?? Vc já tem o resultado ?? espero que esteja tudo em ordem.

    Gde abc,
    Wlad

    ResponderExcluir
  6. como vc esta?gostaria de saber se estas melhor, mande notícias.Regis

    ResponderExcluir
  7. Ana,como vc está?
    Mande noticias ok.
    Beijos

    ResponderExcluir