17/02/2009

Lugar para treinar


Qual é o melhor lugar para treinar? Isso depende muito do tempo e do local que dispomos para a realização do treino. Acho que a maioria há de concordar que o mais gostoso é correr ao ar livre, de preferência, em um parque bem arborizado, porém, não é sempre que podemos usufruir desse prazer. Eu sempre corro ao ar livre, ou ao redor de um lago próximo a minha casa, ou num trajeto qualquer pelas ruas da cidade, ou até mesmo numa pista de atletismo “meia boca” (c/ a nova reforma da língua portuguesa, não sei se é com hífen ou não, rs) do estádio de futebol do bairro.
Imagino que correr na esteira deve ser bem mais entediante, apesar de ter corridos poucas vezes e por pouco tempo numa, tenho experiência em pedalar por algumas horas no “rolo” (equipamento que possibilita que você pedale sem sair do lugar com a sua própria bike, posicionando a roda traseira sobre um ou dois cilindros que farão com que ela gire sem o contato com o solo.) e posso dizer que é bem chato. O que me motivava era colocar um filme do Tour de France e imaginar ser o Lance Armstront na subida do Alpe d' Huez.
Numa cidade como São Paulo, onde a locomoção é difícil e demorada, as avenidas são movimentadas e ainda há a questão da segurança, a esteira é a única opção para os treinos durante a semana.
Já me deparei com pessoas fazendo corrida de obstáculos pedestres em plena Avenida Paulista pela manhã, também já fiquei admirando e desejando estar no lugar dele um rapaz que dava voltas e mais voltas num terraço de um dos prédios da Paulista.
Há ainda os que tem o privilégio de correr na praia, que na minha opnião é o melhor cenário para se correr, sentindo aquela brisa marinha e ouvindo o barulho do mar.
Tem também os corredores de rodovias, que se aventuram asfalto afora no acostamento das estradas, solitários, somente na companhia de Deus para os proteger.
Ah, e como disse no post anterior... se alguém comprar a minha idéia de um ônibus-academia, irei me tornar uma corredora-viajante-de-rodovia, rs... (estou torcendo, rs)
E vocês, onde costumam correr? Onde gostariam de realizar seus treinos diários?
Let's run!

9 comentários:

  1. sem dúvidas correr ao ar livre é o melhor. mas quanto mais se aproxima o inverno, mais remota ficam minhas corridas ao ar livre, hehe. quando resolve fazer frio aqui no RS, aiai, só a esteira salva os treinos.

    bjs
    Stéphanie

    ResponderExcluir
  2. Olá

    Sem dúvida correr ao ar livre também. Aqui no Porto e Gaia (Portugal) tenho sorte de ter muitos sítios para correr sem problema quer à beira-rio, quer à beira-mar.
    Felizmente até hj tb nunca tive nenhum problema de segurança ( só mesmo as canas dos pescadores atravessadas nos passeios rsrsrs)

    Abraço e Parabéns pelo blog que eu ainda não conhecia

    ResponderExcluir
  3. Olá Amiga Ana
    Ainda à pouco tempo fiz um post sobre o meu local de treino e o seu enquadramento com a natureza e aconselho a todos os corredores que tenham essa possibilidade a não exitarem em frequentar.
    Não sou capaz de imaginar correr em SP com tantos milhões de pessoas e todo esse movimento, são dificuldades acrescidas que têm de vencer, se tiverem alternativas aproveitem-nas bem.
    Obrigado pela visita no meu blog e pelo simpático comentário que lá deixou.
    Achei engraçado a expressão correr baixo, mas saiba que fui "obrigado" a isso até à bem pouco tempo porque tinha de acompanhar a Filhota, a Susana do blog Espraiar, e o namorado, agora que juntaram os trapinhos já não tenho de me preocupar mais,rsrsrs. Agora é só manter e a mãe natureza faz o resto.
    Um abraço.
    Desculpe,isto ficou longo.

    ResponderExcluir
  4. É, Ana, não temos muita escolha, não! Rs. Também sou da turma da Paulista! É por isso que vivo correndo na esteira! Quando muito, acordo mais cedo e corro no Ibira, antes de subir para a academia e tomar banho. É só assim que dá tempo! Rs. Já treinei no Trianon, de vez em quando, treino na hora do almoço na academia, mas a academia tem que ser perto do trabalho, por causa do tempo escasso! Bons treinos! Temos que aproveitar qualquer brecha que temos no dia! Bons treinos!

    ResponderExcluir
  5. Oi, Ana!
    Sou como a amiga Mayumi, treino na esteira durante a semana, pois perto da minha casa, não há um lugar adequado para correr.
    Mas nos finais de semana, vou pra rua, numa felicidade só!

    ResponderExcluir
  6. Eu corro no Aterro do Flamengo, gosto da mistura de terrenos.
    Já corri em Copa, mas não gostei.
    As vezes, corro na Urca, e gosto pela tranquilidade.
    Poucas vezes corri na hora do almoço no Fundão, aonde trabalho. Não gosto, o calor é insuportável e o corpo reclama muito.

    ResponderExcluir
  7. Oi Ana, belo post.
    Eu sou um dos corredores que me aventuram rodovia a fora, é bastante perigoso, mas às vezes treino por lá, pois fica mais fácil a marcação dos kms, já que não tenho GPS.
    Mas também tenho muitas outras opções por aqui, por ser uma cidade do interior e bem pequena, têm várias estradas de terra nos sítios e não ficam muito longe.
    Nestes dias que treino por lá, até parece que os treinos rendem mais.

    Bjaum e ótimos treinos pra você.


    ...tuttA...
    ubiratã-Pr.
    www.correndocorridas.blogspot.com

    ResponderExcluir
  8. Onde eu gosto de correr? No meio da natureza... de preferência matas, pinhais, serras... onde haja verde. Também gosto na praia, mas não tanto. Quando: com luz do sol...



    Onde treino: na estrada, nos passeios, nas bermas... na maior parte das vezes à noite, em locais nem sempre bem iluminados... com trânsito, poluição do ar e sonora...enfim, como podes ver nem sempre se tem as condições mais favoráveis e convidativas para treinar...

    mas há que fazer o esforço, pois vale sempre a pena, mas se pudesse escolher, ah se pudesse escolher... voaria por serras e vales...

    Um beijinho
    Ana Pereira

    ResponderExcluir
  9. Ai! Eu tb gosto de correr ao ar livre! Corro no Pq Central, aqui em Sto André - mas preciso dar uma variada, pois já estou enjoando...
    Bjão Ana !

    ResponderExcluir