03/04/2009

Correr + Dor = CORREDOR!


No último domingo participei da Etapa Outono do Circuito das Estações Adidas 2009. Foi a primeira vez que corri essa prova e gostei do circuito, que muitos não gostam devido ao sobe e desce do minhocão, mas eu achei legal. Foi também a minha estreia numa prova de 10km. Muitos ou os poucos que acompanham esse blog devem estar pensando: “mas lembro-me que ela participou da Abertura do Circuito Corpore, correndo 12km embaixo daquele sol escaldante.” Pois bem, estão certos, mas corri 12 sem nunca antes ter corrido 10 (só em treino). Parece contra-senso, mas as oportunidades me levaram a isso e posso dizer que gosto de ser diferente, rs.



O clima estava perfeito para correr, ou quase, pois apesar do astro rei não dar as caras, a temperatura não estava tão amena e a umidade do ar alta (pelo menos no meu felling metereologico). Fiz em 1h01min30s.


Um outro tópico que eu gostaria de abordar é um dor que estou sentindo na lateral externa do joelho esquerdo. Essa dor tem me acompanhado já algum tempo nas corridas e nos treinos mais longos (treinos mais longos p/ mim são aqueles acima de 1h). No último domingo ela apareceu após o km 3 e foi firme e forte até o final, gostou tanto de mim que continuou a todo momento em que pressionava a embreagem do carro para a mudança de marcha, na volta para casa, e na segunda-feira quando precisei descer um lance de escadas. Na terça-feira já estava quase imperceptível. Dessa vez não usei nada para amenizá-la ou tratá-la, nem mesmo gelo. Digo isso porque sou um tanto empírica, gosto de testar diversas teorias ou tratamentos para que eu possa chegar a um diagnóstico. Não confundam isso com auto-medicação, que aliás, se tem uma coisa que só faço em último caso, mesmo quando é prescrição médica, é tomar remédio. Antes de partir para o medicamento de fato, sigo os conselhos dos curandeiros, tomo os chazinhos da vovó, faço umas macumbas... brincadeirinha, rs... gente... digamos que sigo princípios homeopáticos. Na mesma terça tentei passar por um ortopedista (apesar da dor quase nem ser sentida) mas desisti após esperar por quase duas horas num pronto-atendimento de um hospital, particular diga-se de passagem, em Atibaia e fui embora pois tinha um compromisso agendado.


Na corrida da Corpore essa mesma dor também me acompanhou desde o km 7 até quando eu cheguei em casa, igual ao último domingo. Porém, na ocasião apliquei gelo durante os dois dias seguintes, fiquei uma semana sem correr e a dor sumiu.


Dessa vez, resolvi também ficar sem correr um tempo e fazer bastante alongamento para essa região. Pelo que pesquisei, essa dor tem tudo a ver com a tal Síndrome da Banda Iliotibial, ou, como é mais conhecida: “Joelho de Corredor”. Muitos devem estar pensando: "vai no médico, fica ai se diagnosticando sozinha e tals", mas gentem... eu tentei... mas não deu, rs. Então, como a minha vida tá mais corrida do que nunca (resolvi fazer uma pós, com aulas duas vezes por semana), vou levando como dá, e as medidas que resolvi tomar não hão de me prejudicar, já que decidi ficar sem correr, agora por duas semanas, e fazer uma série de alongamentos para a região. Dor não sinto mais, mas mesmo assim não vou abusar. Pois das outras vezes ela voltou e não quero tornar isso uma lesão séria.


Aliás, eu diria que vida de corredor é: corre DOR... será que sempre teremos uma dorzinha aqui ou ali? As minhas sempre escolhem o lado esquerdo do meu corpo, o que me faz pensar que devo ser meio manquitola desse lado, rs... Primeiro foi uma canelite, logo que comecei a correr. Aí fiquei 2 meses parada devido aquele susto cardíaco e agora me ataca o joelho. Espero que isso pare por aí, que não suba mais, rs.


Ah, pra ajudar, fiz mais um teste de pisada, dessa vez no stand da Adidas, montado na arena da corrida. E para surpresa geral da nação o resultado foi: NEUTRA, COM LEVE PRONAÇÃO NA ZONA DA JOANA, não, não, Joana não é uma cafetina, não, rs... é a região do joanete. Não tenho joanete, mas sabe aquela calosidade que mostrei na foto do post no qual comento sobre meu “pé de bailarina”? Pois é, é lá que exerço uma pressão um pouco mais acentuada. Esse resultado é mais viável do que o do teste anterior, da Mizuno, que resultou em PISADA SUPINADA. Acredito que o melhor a fazer é tirar a “nega”, e por isso, pretendo realizar um outro teste com outra metodologia pra poder ter certeza de como esses angelicais pézinhos tocam o solo, rs.


Ficarei quinze dias sem a endorfina da corrida. Resolvi então substituí-la por uma bela caminhada de 1h, duas vezes na semana, do meu serviço (na Paulista) até o meu curso (na Barra-Funda), por seções da alongamento e/ou fortalecimento nos demais dias que me restam e uma pedaladinha básica aos domingos pra lembrar os velhos tempos.


Bom pessoal, acho que é isso aí. Um tempão sem atualizar o blog resulta num belo “big post”.
Let´s Run!
ps: no proximo post, fotos da corrida.

12 comentários:

  1. Aos poucos amigos ... rsrs
    Creio que são muitos FÃS seus e você nem imagina ... alias sou um deles !!!!
    E seu post esta ótimo ... parabéns pelo ótimo tempo e estou na torcida pela sua plena RECUPERAÇÃO ... para voltar voando mais rápido !!!

    Abraços Amiga !!!

    ResponderExcluir
  2. Adorei o seu post... Aliás me identifiquei um pouco com ele!!!
    Parabéns pela corrida e espero que se recupere logo!

    Abraços,
    Cláudia
    http://betaendorfina.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. As melhoras rápidas ! Eu também comecei logo por cima... com uma Meia Maratona! Foi coisa de loucos mas foi isso que fez com que o bichinho da corrida mordesse a sério!

    Abraço

    ResponderExcluir
  4. essas dores sempre me acompanham, mas eu corro mais que elas e depois de 1km elas já ficaram pra trás! comece a fazer assim também! hehe

    ResponderExcluir
  5. ---------\\\\|/---------
    --------(@@)-------
    -o--oO--(_)--Ooo-
    PARABÉNS ANA PELA BELISSIMA PROVA E PELO BELO RELATO COM CERTEZA IRÁ AJUDAR MUITA GENTE.
    OLHA DESEJO A VC UMA BOA RECUPERAÇÃO E VC ESTÁ NO CAMINHO CERTO, POIS VC NAÕ DEIXOU A ENDORFINA PARADA ESTÁ CAMINHANDO E ISSO NÃO DEIXAR PERDER TOTAL O RENDIMENTO.
    EU TAMBÉM PENSAVA QUE A MINHA PISADA ERA SUPINADA E DEPOIS DE FAZER 2 TESTES QUE DERAM NEUTRA DAI EU PASSEI COMPRAR TÊNIS NEUTRO E NUNCA MAIS SENTI DOR...

    Um abraço,

    JORGE Cerqueira
    www.jmaratona.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Olá, Ana, muito obrigado por conferir o meu relato da Meia da Corpore e pela mensagem.

    É verdade, ontem faltou perna e até um pouco de fôlego, mas sobrou força de vontade pra terminar uma corrida que, pra mim, foi das mais difíceis. O psicológico pode ser um aliado poderoso ou um inimigo mais ainda; de um jeito ou de outro, acabei ganhando dele. Obrigado por me ajudar a enxergar isso.

    Espero que você já esteja totalmente recuperada e pronta para os novos desafios.

    Um abraço !

    Fábio

    ResponderExcluir
  7. Feliz Páscoa.
    Cuidado com os doces, folares e outras iguarias. Agora dizem que faz mal. Porque é que se foram lembrar disso? Quando a gente não sabia não faziam mal. Ou não!
    Mas o que interessa é que este vosso amigo se lembrou de desejar uma boa Páscoa.
    Não h+a nenhum anexo com coelho que põem ovos, nem ovos de chocolate. Só mesmo a lembrança.

    ResponderExcluir
  8. ---------\\\\|/---------
    --------(@@)-------
    -o--oO--(_)--Ooo-
    Passando por aqui querida Ana, para lhe desejar a vc e sua familia uma abençoada Páscoa...E cuidado para não comer muitos chocolates hein...

    Um abraço,

    Jorge Cerqueira
    www.jmaratona.blogspot.com

    ResponderExcluir
  9. Ana,
    Grato pelas palavras encorajadoras que você postou gentilmente no blog que escrevo.
    Ao vir a tentação por chocolates, eu mentalizo o gosto de coisas que abomino, como legumes, e por transfiguração, a vontade passa ! (risos !)
    Obrigado !
    Ass.: Guilherme.

    ResponderExcluir
  10. Oi, Ana:
    Obrigada pela mensagem em meu blog! Estou bem, e me recuperando! O olho volta a enxergar normal em 6 meses, mas volto aos treinos em 2 meses!
    Olha, digo-lhe uma coisinha: trate das suas dorzinhas enquanto são dorzinhas, porque depois pode não ter mais jeito! Rsrsrs. É sério! Mas, acho que fortalecimento muscular pode ajudá-la a começar a correr por mais tempo! Vamos com calma que dá! Eu sou da turma do fundão, como você sabe! Sempre faço uma musculaçãozinha básica! Boas caminhadas! Eu vou fazer as minhas também! Bjs.

    ResponderExcluir
  11. Hello Ana:

    Que pouco seguidores que nada........somos já bastantes que admiramos e curtimos ler os seus "posts". Aliás este relato está super parecido comigo. Tenho enfrentado este tipos de dores , no meu caso no osso do calcanhar e estou proibida de correr ate segunda ordem. Portanto agora é fazer longas caminhadas.

    Sorte amiga na sua recuperação.

    Sandra

    ResponderExcluir