17/06/2011

Quando a minha bebê dormiu a noite toda...

Sei que quase num posto aqui, mas é que minha vida é uma correria só e tenho que escolher, ou leio os blogs que gosto e que muitas vezes me ajudam com dicas para a pequena, ou escrevo no meu blog, ou comento nos outros... tudo é uma questão de prioridades não é mesmo.

Sei que muitas vezes acabo comentando em algum blog que acompanho, coisas que deveria contar aqui, como acabei de fazer no blog da Débora. Então, resolvi postar aqui algumas coisas sobre o sono da pequena.

Bom, depois de 7 meses e meio, ela tá dormindo a noite toda... Glórias, aleluia, Graças a Deus, ufa!

Desde que saímos da maternidade, sigo uma rotina, mais ou menos estruturada, baseada nos ensinamentos da Encantadora de Bebês, que acredito nos ajudou muito e se hoje ela tem certos hábitos foi porque foi condicionada assim.

Uma das sugestões da Encantadora é que se crie um ritual da hora de dormir, bom, eu não vou entrar em muitos detalhes aqui e quem quiser saber mais é só dar uma olhada no link. Posso dizer que dentro do possível, sempre tivemos esse ritual, baixar o nível de atividade, o banho, massagem, a mamada e berço. A única coisa que nunca consegui fazer com ela, nem quando era um RN, era enrolar na manta. Mas mesmo seguindo esses passos, dormir sempre foi o mais difícil.

Passamos por épocas bem punk. Quando resolvi ensiná-la a dormir sozinha utilizando o PU/PD (outra técnica da Encantadora) ela tinha uns 4 meses e cheguei a ficar duas horas, no meio da madrugada, pegando-a no colo e colocando-a no berço de novo, e ela chorando... sorte que eu estava de licença. Mas posso dizer que graças a essa técnica, hoje posso colocá-la ainda acordada no berço, com exceção de algumas raras vezes.

Aconteceram dois fatos que, acredito, a fizeram dormir a noite toda e não sei ao certo qual foi o decisivo, porque ocorreram na mesma semana. Um deles foi a introdução do jantar. Aqui relato um pequeno histórico:

  • até os 4 meses, mamou exclusivamente no seio, quando introduzi a mamadeira, intercalando mamada no seio/mamadeira, pois voltaria a trabalhar em breve e como ela não pegou a chupeta morria de medo que rejeitasse a mamadeira. Graças ao meu bom Deus isso não ocorreu, mas confesso que a primeira vez na mamadeira, com meus peitos explodindo e ela procurando, foi de cortar o coração, mas passa...
  • Com 5 meses mamava no seio as 7h00, às 11h00 e às 15h00 na mamadeira e às 19h00 e 23h00 (mamada dos sonhos) no seio novamente;
  • Com 5 meses e meio, introduzi as frutas, intercalando com as mamadas, antes das sonecas, por volta das 8h30, suco de laranja às 12h30 e fruta novamente às 17h00. É claro que não era todos os dias que eu conseguia dar 2 frutas pra ela, mas pelo menos uma vez ao dia não faltava;
  • com quase 6 meses voltei a trabalhar e ela passou a mamar no seio somente quando eu chegava em casa, por volta das 19h30 e as 23h00. No restante do dia mamadeira e frutas.
  • Aos 6 meses, começamos com a papinha salgada no almoço. Ela adora comer, come tudo quanto é papa, batata doce, aipim, cará, abobora, feijão, lentilha... qualquer coisa que eu coloco na papinha ela manda ver, é incrível, espero que continue assim sempre (quero escrever sobre isso num outro post, em breve);
  • e finalmente aos 7 meses, por orientação do pediatra, ela passou a jantar.

Outro fato que acredito tê-la ajudado a dormir a noite toda foi que comprei um aquecedor. Tá fazendo um frio horroroso aqui, apesar de ainda ser outono (nem quero pensar no inverno), e minha casa é um gelo. Essa aquisição foi maravilhosa, o quarto dela fica uma delícia e eu creio que isso fez com que ela dormisse melhor, pois tinha noites em que ela acordava e era só eu pegar no colo pra ela dormir de novo, coisa de menos de 10 minutos, meio que como se quisesse só o aconchego, sabe, o calor do corpo. Tanto é, que por insistência do meu marido, chegamos a colocá-la pra dormir conosco, na cama, por alguns dias, e ela dormia a noite toda. Mas, por medo de ela se acostumar e também porque com ela lá, nem eu e nem ele conseguimos dormir direito (somos meio grandes sabe, e nossa cama é tamanho padrão), voltei a colocá no berço e agora com o aquecedor, dorme que é uma maravilha.

Bom, era isso que eu queria comentar com vocês. Pra quem tá com bebezinho de uns 6 meses e que ainda não dorme a noite toda, acredito que essas dicas possam ajudar.

Beijos e prometo que vou tentar pelo menos que estarei mais frequente aqui.

Um comentário:

  1. Nossa ela já esta com 7 meses??? Como o tempo passa =) bom saber que esta bem.

    Beijos
    Fabi =)

    ResponderExcluir