16/03/2009

Calos, bolhas e esparadrapos

Há algum tempo atrás, fiz um teste de pisada numa dessas lojas de tênis. O resultado foi pisada supinada. Sempre acreditei que pisava pra dentro e que por isso tinha pisada pronada, por esse motivo, pretendo repetir o teste, ou melhor, consultar um ortopedista para avaliar corretamente a maneira como eu piso.

Enquanto isso, não pretendo gastar muita grana num tênis e depois descobrir que ele não é correto pra mim. Em março de 2008, após 3 meses de corrida, comprei um Mizuno Pro Runner 10 (que já está acumulando 570km) e em dezembro, adquiri um Asics Gel Cumulus 10. Os dois modelos, pelas pesquisas que fiz, são indicados para pisada neutra/supinadora. Confesso que demorei um pouco para me acostumar ao Asics, apesar de ele ser bem mais macio, meu pé, por ser fino, dançava dentro do tênis e o calcanhar pegava um pouco também. Agora, acredito que eu já o tenha amaciado e ele é bem confortável. O que me está me incomodando é o fato de eu ter uma região na planta do pé, próxima aos metatarsos, que sempre dói após um certo tempo de corrida o que acaba causando uma espécie de calo, como proteção. Vide a foto abaixo:


Lembro-me de ter essa calosidade há algum tempo, desde a época em que eu pedalava (apesar de não ter praticamente atrito com a sapatilha de bike, acho que a própria maneira como eu caminho causa isso). Agora, com a corrida, esse calo é praticamente permanente e as vezes chega a formar bolha. Isso tudo é agravado com o uso de salto alto, que procuro evitar mas acabo incorrendo nesse pecado umas 3 vezes na semana.

Sei, que estou a procura da causa do problema e principalmente, da solução. Não sei se conseguirei eliminar completamente o incômodo, mas se eu amenizá-lo já será o suficiente.

Como li que isso pode ser causado nos casos em que o pé é fino (meu caso), o que aumenta o atrito com o calçado, testei correr com duas meias finas, pois ai o atrito fica, teoricamente, entre elas. Melhorou um pouco. Outra técnica que utilizei na semana passada é o que chamei de “pé de bailarina”, rs. Envolvi a região com esparadrapo, coloquei a tal das duas meias finas e saí p/ rodas 8km. Posso dizer que melhorou mais um tantinho.

"pé de bailarina"

por favor, sem gozações com o meu "pezinho 38", rs
Na edição deste mês da Runner's World, saiu mais um guia do tênis. Dessa vez, além das tradicionais dicas dos modelos e novidades, a revista publicou uma ilustração de como deve ficar a sola do tênis dependendo do tipo de pisada. Corri pegar meus tênis para dar uma olhada. Posso dizer que ele se assemelhou muito com a pisada supinada, porém o desgaste da parte média do pé (justamente na região dos metatarsos) se estende até o centro do pé, quase se aproximando de uma pisada neutra. Será que tenho um novo tipo de pisada? Será que sempre pisamos do mesmo jeito com os dois pés? Porque sempre achei que prono com o direito (que onde sinto mais incomodo na sola do pé) e supino com o esquerdo, rs. Mas o desgaste dos dois pés foi ligeiramente bem parecido.
Enquanto não tenho o aval de um especialista, e enquanto ainda houverem rolos de esparadrapos disponíveis no mercado, irei testando novas técnicas... (ah, já cheguei a usar uma palmilha de silicone, daquelas parciais, só para a parte da frente dos pés, mas o esparadrapo surtiu melhor efeito).
Alguém já passou por esse problema? Aceito sugestões, técnicas caseiras e possíveis diagnósticos.

Let's run.

13 comentários:

  1. Meu Deus !!!
    Que coisa hein amiga !!! Sempre ouço e leio que o ideal é usar vaselina ... mas creio que não seja o seu caso, e penso que a melhor opinião seja de um bom médico.

    Espero que vc supere essa pequena dificuldade que pelo visto não a tem segurado!!!

    Abraços !!!

    ResponderExcluir
  2. Ai..... iso está tão mau...

    As meias e os sapatos de corrida são fundamentais!

    As melhoras

    um beijinho
    Ana Pereira

    ResponderExcluir
  3. Bom Aninha a alguns anos atrás eu pensava que minha pisada era SUPINADA pq através de revistas falando que quem gastava a borda do lado de fora do tênis tinha pisada Supinada e ano passado em uns dois Treinos que a Mizuno patrocinou aqui no Rio de Janeiro eu acabei descobrindo a minha pisada certa que era Neutra, após o treino na beira da praia em São Conrado, a Mizuno nos levou para tomar um café da manhá no Shopping Fashion Mall,agora não lembro o nome certo da loja dentro do shopping se era Sport Society ou Físico & Forma, mais lá tava fazendo o TESTE DA PISADA em que consiste nós pisarmos descalços em um Scanner chamado PEDIGRAFO e que a máquina escaneia o nossos pés e depois passamos para esteira em que começamos a correr e atrás da gente tem uma câmera filmando os nossos passos e todas informações sendo jogadas para o computador,depois de alguns minutos a Moça mandou eu parar e depois que o programa analisou a minha pisada a Moça me informou que a minha pisada era NEUTRA ai eu repliquei a moça que estava fazendo o teste, como pode isso eu sempre gasto a sola pelo lado de fora e a moça me disse que eu estava enganado que nem sempre os que gastam a borda pelo lado de fora é supinada e ainda mais ela me disse que eu toco com o calcanhar e rolo os pés para frente e a força acaba nos dedos.
    Não satisfeito fiz de novo o teste e de novo deu PISADA NEUTRA dai em diante eu nunca mais tive dúvidas só compro TÊNIS com a PISADA NEUTRA e não é que deu certo mesmo,nunca mais senti dores.
    Bom será que o seu tênis não está gasto demais, se vc não fez faça o teste da pisada antes e se puder faça de novo em locais diferentes para saber certinho a sua pisada, outra coisa vc disse que tem a pele do pé fina e ainda por cima coloca meia fina, será que não é meia fina que está lhe causando isso, vc já testou colocar uma meia mais grossa, outra coisa tente passar um pouco de vaselina nos pés pois quando eu vou correr eu faço isso e nunca mais me deu bolhas fazendo isso.
    Procure um ortopedista mesmo amiga e se vc puder não procure qualquer ortopedista, procure um ortopedista voltado para o esporte.
    Desejo a vc uma boa recuperação e se cuide hein.

    Boa semana.

    Bjsss

    Jorge Cerqueira
    www.jmaratona.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Oi Ana! Tb passei por esse problema da bolha recentemente. A dica do Jorge de vaselina funciona bem. Eu tb cheguei a usar o esparadrapo como você. No meu caso, o problema estava na meia que estava usando.

    ResponderExcluir
  5. Olá, mais importante que o tipo de pisada ou o tipo de calçado é o "casamento" entre o pé e o sapato o que eu designo por "acomodação", o seu problema é causado porque simplesmente o seu pé não está a casar correctamente com o sapato veja aqui:
    http://calcadodesportivo.com/acomodacao.htm

    ResponderExcluir
  6. eu fiz o teste da mizuno, como o jorge, numa loja de tênis do shopping rio sul e descobri que minha pisada era pra fora, o que eu já desconfiava por causa dos chinelos gastos desse lado.
    quanto a bolhas, o que eu sempre faço é passar vaselina líquida nos dedos antes de calçar a meia. ajuda muito, pois não deixa atrito. e também nas longas corridas (10km) eu uso uma meia especial da asics, a kayano, que tem marcação de cada pé, esquerdo e direito, com reforço em áreas especiais (veja aqui: http://www.procorrer.com.br/produto.php?codigo=ZK301). espero que tenha contribuído. beijos!

    ResponderExcluir
  7. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  8. (desculpe, exclui o comentário anterior devido aos diversos erros de digitação, segue o comentário novamente)

    Ana, tive alguns problemas de bolhas, que acredito que foram devido ao uso de meia inadequada.

    Outro dia ouvi uma reportagem no programa Fôlego, da Rádio Bandeirantes, que ter pisadas diferentes nos 2 pés é algo relativamente comum e a solução para isso é mandar fazer uma palmilha adequada para corrigir o problema.

    Só fiz o teste da pisada em locais gratuitos e aparentemente estou satisfeito com minha pisada pronada/tênis Asics Kayano, mas vi que a clínica Joaquim Grava em São Paulo realiza o teste de baropodometria e dependendo do resultado você já pode fazer a palmilha lá mesmo. Quem sabe não vale o investimento?

    Parabéns pelo Blog!

    Abraços,
    Leandro.
    http://corromesmo.blogspot.com

    ResponderExcluir
  9. As melhoras. Eu estou a curar de uma bolha feita à dias nesse sítio. Como curei? Coloquei lá uma linha de costura e já secou.
    Um abraço.

    ResponderExcluir
  10. É, Ana, bolhas são um caso sério! Rs. Eu disse ao Hoffmann que eu só fico com bolha quando uso sandálias de salto alto e tiras em dias muito quentes e ando bastante, o que não seria o caso dele, né? Rsrs. Mas, as suas dicas de colar esparadrapo são boas! Obrigada pelas informações! Bjs.

    ResponderExcluir
  11. Marcas inevitáveis das passadas de amantes da saúde... lado da moeda q dá pra administrar... devo voltar a 'comer' asfalto em abril... ainda não decidi a corrida, mas depois conto meu reecontro com a paixão de uma prova rústica... e me acostumar aos calos e bolhas advindos... paciência... rsss

    Bj e luz

    Everton
    www.londresolmpica.blogspot.com,
    www.beijingolimpica.blogspot.com e
    www.vancouverolimpica.blogspot.com

    ResponderExcluir
  12. ehehehehe....pé de bailarina mesmo. se cuida menina!!

    abs!

    ResponderExcluir
  13. nossa tá ruim o negoço ai viu... mas relaxa, o meu é muito pior.
    enfim, amei o post. Visite o barbarae7.blogspot.com

    ResponderExcluir