11/07/2008

Demorei um pouco p/ postar pois estava aguardando que me enviassem a foto da nossa última aventura. Mas não enviaram e resolvi postar assim mesmo, afinal a semana foi proveitosa.

Domingo, após alguns meses sem fazer trilhas de bike, deixei a preguiça de lado, acordei as 6h45 p/ encarar uma pedal c/ as meninas... que tanto insistiam p/ eu pedalar c/ elas, que depois que casei não fui mais, etc... também, não é fácil madrugar nesse horário num domingão frio, mas lá estava eu firme, forte e c/ frio. E cadê as meninas??? só a Elaine apareceu, c/ a maior preguiça... e ainda disse que só tinha ido pois havia me ligado no sábado e ficou receosa de eu ir e ninguém aparecer, pura culpa de consciência, rs

A idéia era subir a Pedra Grande, pois a chegada da 5ª Etapa do Campeonato Brasileiro de Corrida de Montanha seria lá em cima, por volta das 10h.

Pra quem não conhece, a Pedra Grande é um maciço rochoso, c/ 1.400m de altitude, localizado na serra de Itapetinga, aqui em Atibaia. Famosa por ser um dos lugares preferidos dos praticantes de vôo livre, possui também trilhas p/ a prática de mountain bike, trekking, rapel, ou apenas um lugar bonito p/ quem quer subir de carro e apreciar a vista maravilhosa lá de cima.

Pois bem, o nosso caminho seria pela estrada onde os carros sobem, enquanto que o pessoal da corrida subiria pela trilha. E dá-lhe subida.... são aproximadamente 10km de subida, + subida, + subida... quase que initerruptos, e que subida! Meu forte na bike nunca foi subida. E a subida da Pedra é bem punk... principalmente a da bica, onde até os carros dão suas patinadas (a não ser que tenha tração nas 4... que não é nosso caso) rs...

O sofrimento é grande, mas o prazer é maior. A gente chega lá em cima totalmente esbaforida e dolorida (eu achei que havia perdido minhas panturrilhas e minha lombar pelo caminho, rs) mas a vista é magnífica. O pessoal da corrida já estava chegando, e esses sim são corajosos hein. 12 km p/ os homens e 8 km p/ as mulheres de muita subida. Eu conheço a trilha, e sei o quanto ela é difícil de subir caminhando (tem lugares que você precisa se agarrar às raizes das árvores) imagine correndo. E o pessoal chegava cheio de energia. Eu acho bem mais difícil subir correndo do que pedalando (apesar que empurrei a bike tbm...). Mas fiquei deslumbrada... parecia que eu estava acompanhando uma chegada daquelas corridas de aventura, tipo Eco-Chalenger, em um outro país até... aquela paisagem maravilhosa de fundo. Muito lindo.

Na segunda, minhas pernas estavam um pouco mais recuperadas. Minha planilha (estou seguindo o plano de treinos da revista Boa Forma, p/ corredores iniciantes chegarem aos 10 km em 3 meses e perderem alguns quilos... só que os quilos não querem ir embora de jeito nenhum) dizia fartlek de 1 min forte por 1 min fraco por 10 x. Pois bem... semana passada, acho que exagerei demais no forte e só consegui completar 6 dos 8 exigidos. Essa semana fui c/ menos sede ao pote e completei a série. E continuei conseguindo andar no dia seguinte...

Na terça seria dia de descanso, mas como eu ainda estava inteira, resolvi antecipar o treino da sexta, pois meu tempo será curto hoje e deixei p/ fazer o teste dos 3.000m (que seria na quarta). Então fomos eu e Lúcia correr 8km em ritmo moderado. Corremos na pista de atletismo, 52min52seg... e eu ainda podia andar, rs....
Na quarta, (que era dia do teste dos 3.000), resolvemos fazer o treino do sábado, pois já que era feriado, podíamos correr de dia e curtir mais o sol, e ficar c/ o sábado livre. Percorremos então os 9km da planilha num percurso variado pelas ruas da cidade. Pelo menos acho que percorremos isso, rs... pois não tenho gps, e me guiei pelo tempo e ritmo de corrida. 1h02min. E minhas pernas ainda estavam lá...

Pois chegou quinta feira, dia de descansar... pelo menos dos treinos, já que uma mulher nunca descansa da sua jornada dupla ou tripla de trabalho, e aproveitar p/ cuidar das pernas, antes que elas se recusem a correr hoje. Acho que já fui bem repetitiva, e hoje será o tal do teste dos 3.000m. Será a primeira vez que iremos fazê-lo. Espero que tenhamos um bom desempenho.

Acho que essa semana foi uma das que mais rodei. Pena que os meus quilos não rodam p/ fora da minha cintura. Mas eu sou dura na queda e como toda brasileira... Eu não desisto nunca.

Bom final de semana e ótimos treinos...

Já que não me enviaram a foto do passeio de bike do último domingo, resolvi postar uma antiga mesmo... Elaine, Roseli (que esta pros lados de BH e nem manda mais notícias) e eu em cima da Pedra Grande, c/ a Pedra Partida ao fundo.


4 comentários:

  1. E tem mais treino no final de semana, Ana.

    Aproveito para te convidar para treinarmos neste sábado para a Nike+ Human Race (a nova cara da Nike 10k Run Americas, que muitos já conheciam).

    http://www.nike10k.com.br/blog/2008/07/10/nike-human-race-venha-treinar-com-a-gente/

    Além de os treinos serem gratuitos, abertos para qualquer um, o pessoal da 4any1 vai estar lá o tempo todo supervisionando os corredores.

    Te espero, então!

    Grande abraço.

    ResponderExcluir
  2. Parabéns Ana! Que semana produtiva! Parabéns pelo relato, e pelo visual do local desse treino de bike. Gostei!

    ResponderExcluir
  3. Oi Aninha!
    Um amigo estava tentando me convencer para participar desta prova, mas não foi desta vez.. realmente deve ser punk, mas ao mesmo tempo lindíssima.

    O treino que vc está seguindo é o treino do meu técnico lá da RFL (Wanderlei). Tenho certeza que se seguir direitinho, colherá frutos!!

    Bons treinos!!

    Jacke

    ResponderExcluir
  4. Tb tô seguindo esse plano da Boa Forma, mas ainda não tinha reparado nessa prova de 3000m, nem corrida de 9km... Já vi que saiu a parte 3, nem tive coragem de ver ainda. Melhor eu continuar aproveitando a moleza da primeira fase. Mas, eu chego lá.
    Tb adoro fazer trilha de bike. A sorte é que Toronto é bem plana, então as poucas subidas que tenho uso a minha super técnica de levar a bike (falta de vergonha na cara, mas eu não guento subida não). Bjokas, parabéns pela ótima semana!!!!!!

    ResponderExcluir