Mostrando postagens com marcador lesões. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador lesões. Mostrar todas as postagens

25/05/2009

Meu sexto sentido é um corredor!


A dúvida é cruel. Uma pergunta me tonteava, indo e vindo na minha cabeça. Vou ou não vou.
Consegui treinar dois dias na semana... 30min na terça e 40min na quinta (noosssaa, que treinão, rs!) e já estava me sentindo a mulher maravilha, poderosa e indestrutível.



No sábado, arrumei o kit corredor, passei no mercado para me abastecer de alguns géis. Descobri que tenho um treinador psicológico, e ele fica falando na minha cabeça as coisas que devo fazer, e aí de mim se resolvo não fazer... as chances de dar tudo errado são muito grandes, então, como o meu psico-treinador diz: "- melhor prevenir do que desistir!" E ele me disse durante o sábado todo pra não ir pra corrida sem um gel, senão eu corria o risco de quebrar.


Além da falta de treino, o que me impelia a não ir à corrida era o fato de madrugar. De segunda a sexta feira acordo todos os dias 5h10 da madrugada. Restam-me os finais de semana para realizar o desejo de alguns mortais: dormir. Aliás, isso já me fez pensar que eu sou uma masoquista, acordo a semana toda cedo p/ ir trabalhar em São Paulo e ainda quero fazer isso no domingão. Tá certo que os motivos são outros, mas o desgaste é grande. Acho que vou dar prioridade a provas em outras cidades do interior, respirar novos ares, rs...


Mas voltando aos 25km da Corpore... eu só resolvi a questão quando meu despertador tocou as 4h30. Acordei e meu marido perguntou: "- e ai, vai mesmo na corrida?" Sem muita convicção respondi: "- acho que sim". Levantei-me, fui ao banheiro, e aí meu psico-treinador me assoprou no ouvido: não vá! Voltei p/ cama, e dormi o sono dos justos.


Saí para correr as 11h00, após assistir ao Rubinho conseguir mais um segundo lugar. Não me arrependi de não ter ido, achei que foi a melhor decisão.


Por fim, o domingo só não terminou com um final feliz porque meu joelho resolveu dar o ar da graça novamente. Só que agora é o direito. Acho que ficou com ciúme por eu ter dito que todas as minhas dores são do lado esquerdo, resolveu mostrar que existe também. Só que essa dorzinha chata é um pouco diferente daquela que eu sentia na lateral do esquerdo, essa é mais atrás, continua na lateral, mas na parte traseira. Apliquei gelo assim que cheguei, pois confesso que dei uma travada, mas estou bem. Sinto que isso pede um ortopedista. Lá vou eu pessoal...
O importante é: Let´s run! ... (eu ainda venço essas dores que querem me derrubar!)

03/04/2009

Correr + Dor = CORREDOR!


No último domingo participei da Etapa Outono do Circuito das Estações Adidas 2009. Foi a primeira vez que corri essa prova e gostei do circuito, que muitos não gostam devido ao sobe e desce do minhocão, mas eu achei legal. Foi também a minha estreia numa prova de 10km. Muitos ou os poucos que acompanham esse blog devem estar pensando: “mas lembro-me que ela participou da Abertura do Circuito Corpore, correndo 12km embaixo daquele sol escaldante.” Pois bem, estão certos, mas corri 12 sem nunca antes ter corrido 10 (só em treino). Parece contra-senso, mas as oportunidades me levaram a isso e posso dizer que gosto de ser diferente, rs.



O clima estava perfeito para correr, ou quase, pois apesar do astro rei não dar as caras, a temperatura não estava tão amena e a umidade do ar alta (pelo menos no meu felling metereologico). Fiz em 1h01min30s.


Um outro tópico que eu gostaria de abordar é um dor que estou sentindo na lateral externa do joelho esquerdo. Essa dor tem me acompanhado já algum tempo nas corridas e nos treinos mais longos (treinos mais longos p/ mim são aqueles acima de 1h). No último domingo ela apareceu após o km 3 e foi firme e forte até o final, gostou tanto de mim que continuou a todo momento em que pressionava a embreagem do carro para a mudança de marcha, na volta para casa, e na segunda-feira quando precisei descer um lance de escadas. Na terça-feira já estava quase imperceptível. Dessa vez não usei nada para amenizá-la ou tratá-la, nem mesmo gelo. Digo isso porque sou um tanto empírica, gosto de testar diversas teorias ou tratamentos para que eu possa chegar a um diagnóstico. Não confundam isso com auto-medicação, que aliás, se tem uma coisa que só faço em último caso, mesmo quando é prescrição médica, é tomar remédio. Antes de partir para o medicamento de fato, sigo os conselhos dos curandeiros, tomo os chazinhos da vovó, faço umas macumbas... brincadeirinha, rs... gente... digamos que sigo princípios homeopáticos. Na mesma terça tentei passar por um ortopedista (apesar da dor quase nem ser sentida) mas desisti após esperar por quase duas horas num pronto-atendimento de um hospital, particular diga-se de passagem, em Atibaia e fui embora pois tinha um compromisso agendado.


Na corrida da Corpore essa mesma dor também me acompanhou desde o km 7 até quando eu cheguei em casa, igual ao último domingo. Porém, na ocasião apliquei gelo durante os dois dias seguintes, fiquei uma semana sem correr e a dor sumiu.


Dessa vez, resolvi também ficar sem correr um tempo e fazer bastante alongamento para essa região. Pelo que pesquisei, essa dor tem tudo a ver com a tal Síndrome da Banda Iliotibial, ou, como é mais conhecida: “Joelho de Corredor”. Muitos devem estar pensando: "vai no médico, fica ai se diagnosticando sozinha e tals", mas gentem... eu tentei... mas não deu, rs. Então, como a minha vida tá mais corrida do que nunca (resolvi fazer uma pós, com aulas duas vezes por semana), vou levando como dá, e as medidas que resolvi tomar não hão de me prejudicar, já que decidi ficar sem correr, agora por duas semanas, e fazer uma série de alongamentos para a região. Dor não sinto mais, mas mesmo assim não vou abusar. Pois das outras vezes ela voltou e não quero tornar isso uma lesão séria.


Aliás, eu diria que vida de corredor é: corre DOR... será que sempre teremos uma dorzinha aqui ou ali? As minhas sempre escolhem o lado esquerdo do meu corpo, o que me faz pensar que devo ser meio manquitola desse lado, rs... Primeiro foi uma canelite, logo que comecei a correr. Aí fiquei 2 meses parada devido aquele susto cardíaco e agora me ataca o joelho. Espero que isso pare por aí, que não suba mais, rs.


Ah, pra ajudar, fiz mais um teste de pisada, dessa vez no stand da Adidas, montado na arena da corrida. E para surpresa geral da nação o resultado foi: NEUTRA, COM LEVE PRONAÇÃO NA ZONA DA JOANA, não, não, Joana não é uma cafetina, não, rs... é a região do joanete. Não tenho joanete, mas sabe aquela calosidade que mostrei na foto do post no qual comento sobre meu “pé de bailarina”? Pois é, é lá que exerço uma pressão um pouco mais acentuada. Esse resultado é mais viável do que o do teste anterior, da Mizuno, que resultou em PISADA SUPINADA. Acredito que o melhor a fazer é tirar a “nega”, e por isso, pretendo realizar um outro teste com outra metodologia pra poder ter certeza de como esses angelicais pézinhos tocam o solo, rs.


Ficarei quinze dias sem a endorfina da corrida. Resolvi então substituí-la por uma bela caminhada de 1h, duas vezes na semana, do meu serviço (na Paulista) até o meu curso (na Barra-Funda), por seções da alongamento e/ou fortalecimento nos demais dias que me restam e uma pedaladinha básica aos domingos pra lembrar os velhos tempos.


Bom pessoal, acho que é isso aí. Um tempão sem atualizar o blog resulta num belo “big post”.
Let´s Run!
ps: no proximo post, fotos da corrida.

16/03/2009

Calos, bolhas e esparadrapos

Há algum tempo atrás, fiz um teste de pisada numa dessas lojas de tênis. O resultado foi pisada supinada. Sempre acreditei que pisava pra dentro e que por isso tinha pisada pronada, por esse motivo, pretendo repetir o teste, ou melhor, consultar um ortopedista para avaliar corretamente a maneira como eu piso.

Enquanto isso, não pretendo gastar muita grana num tênis e depois descobrir que ele não é correto pra mim. Em março de 2008, após 3 meses de corrida, comprei um Mizuno Pro Runner 10 (que já está acumulando 570km) e em dezembro, adquiri um Asics Gel Cumulus 10. Os dois modelos, pelas pesquisas que fiz, são indicados para pisada neutra/supinadora. Confesso que demorei um pouco para me acostumar ao Asics, apesar de ele ser bem mais macio, meu pé, por ser fino, dançava dentro do tênis e o calcanhar pegava um pouco também. Agora, acredito que eu já o tenha amaciado e ele é bem confortável. O que me está me incomodando é o fato de eu ter uma região na planta do pé, próxima aos metatarsos, que sempre dói após um certo tempo de corrida o que acaba causando uma espécie de calo, como proteção. Vide a foto abaixo:


Lembro-me de ter essa calosidade há algum tempo, desde a época em que eu pedalava (apesar de não ter praticamente atrito com a sapatilha de bike, acho que a própria maneira como eu caminho causa isso). Agora, com a corrida, esse calo é praticamente permanente e as vezes chega a formar bolha. Isso tudo é agravado com o uso de salto alto, que procuro evitar mas acabo incorrendo nesse pecado umas 3 vezes na semana.

Sei, que estou a procura da causa do problema e principalmente, da solução. Não sei se conseguirei eliminar completamente o incômodo, mas se eu amenizá-lo já será o suficiente.

Como li que isso pode ser causado nos casos em que o pé é fino (meu caso), o que aumenta o atrito com o calçado, testei correr com duas meias finas, pois ai o atrito fica, teoricamente, entre elas. Melhorou um pouco. Outra técnica que utilizei na semana passada é o que chamei de “pé de bailarina”, rs. Envolvi a região com esparadrapo, coloquei a tal das duas meias finas e saí p/ rodas 8km. Posso dizer que melhorou mais um tantinho.

"pé de bailarina"

por favor, sem gozações com o meu "pezinho 38", rs
Na edição deste mês da Runner's World, saiu mais um guia do tênis. Dessa vez, além das tradicionais dicas dos modelos e novidades, a revista publicou uma ilustração de como deve ficar a sola do tênis dependendo do tipo de pisada. Corri pegar meus tênis para dar uma olhada. Posso dizer que ele se assemelhou muito com a pisada supinada, porém o desgaste da parte média do pé (justamente na região dos metatarsos) se estende até o centro do pé, quase se aproximando de uma pisada neutra. Será que tenho um novo tipo de pisada? Será que sempre pisamos do mesmo jeito com os dois pés? Porque sempre achei que prono com o direito (que onde sinto mais incomodo na sola do pé) e supino com o esquerdo, rs. Mas o desgaste dos dois pés foi ligeiramente bem parecido.
Enquanto não tenho o aval de um especialista, e enquanto ainda houverem rolos de esparadrapos disponíveis no mercado, irei testando novas técnicas... (ah, já cheguei a usar uma palmilha de silicone, daquelas parciais, só para a parte da frente dos pés, mas o esparadrapo surtiu melhor efeito).
Alguém já passou por esse problema? Aceito sugestões, técnicas caseiras e possíveis diagnósticos.

Let's run.